Files App, o gerenciador de arquivos mais simplificado e funcional da App Store.

O assunto armazenamento de arquivos no iPad e no iOS como um todo sempre é muito debatido, o fato é que a Apple pensou as coisas de uma forma diferente, onde cada aplicativo é responsável por abrir, editar e armazenar seus próprios arquivos. Porém, esse tipo de armazenamento pelo visto não caiu no gosto popular, sendo que muitos usuários todavia buscam uma alternativa.

Quando se fala em alternativas, armazenadores e gerenciadores de arquivos existem aos montes na App Store, cada um com seus pontos positivos e negativos. Agora, chegou na App Store o mais novo gerenciador de arquivos chamado Files App que aposta justamente numa interface simplificada, baseada no já consagrado design da lista de arquivos do Pages com visualização de arquivos e que pode ser controlada por gestos, oferecendo uma experiência de uso muito mais cômoda.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

A interface do Files App está totalmente inspirada no sistema iOS e aplicativos da Apple, permitindo que organizemos nossos arquivos em pastas e pré-visualizar os arquivos, facilitando muito na hora de encontrar o que buscamos. Também será possível organizá-los em lista, podendo ordená-los por nome, data, tamanho ou tipo.


* Vídeo que ilustra o funcionamento do Files App (Ver no YouTube)

Falando em Tipo, este é um bom diferencial do aplicativo, que permite abrir vários formatos diferentes de arquivos, entre eles:

  • PDF;
  • Office;
  • iWork;
  • JPG;
  • PNG;
  • MP3;
  • AAC;
  • MOV;
  • MP4;
  • ZIP;
  • TXT;
  • PHP;
  • JAVA;
  • Entre outros;

O aplicativo é muito completo e toda a tela ficará dedicada a mostrar os arquivos que temos armazenados em documentos e pastas, como um Finder ou Explorer, para entrar numa pasta basta tocar sobre ela, para sair você deve realizar o gesto pinch-to-zoom (pinça).

Gerenciador de arquivos para iOS

Como ele funciona muito parecido aos aplicativos da Apple, você poderá arrastar um arquivo sobre outro para criar uma pasta, logo dar um nome à ela. Também poderá tocar no botão Editar no alto do lado direito, a modo de abrir um completo menu com opções de eliminar, mover, compartilhar (via e-mail, Dropbox, Box e Drive), duplicar ou até mesmo criar uma pasta comprimida.

A barra de busca é muito funcional, para mostrá-la você deve deslizar de cima pra baixo no aplicativo (igual no iBooks), tudo visualmente agradável e fácil de usar.

Armazenamento e Transferência de arquivos

Este App possui duas funcionalidades muito bacanas, uma delas é o armazenamento local e outra é o suporte aos populares serviços de armazenamento na nuvem, Dropbox, Box.net e Google Drive.

O interessante é que você poderá logar nas três contas e sincronizar tudo no mesmo lugar, dispensando totalmente a necessidade de abrir cada um dos aplicativos para gerenciar os arquivos de forma separada.

Já na importação de arquivos utilizando a rede local, tudo ocorre sem fios, você poderá via Wi-Fi enviar arquivos de seu computador Mac ou PC, sem o uso do iTunes. Você verá um painel muito interativo ao abrir um endereço IP no navegador de internet do computador.

Você deve enviar os arquivos do computador

Tudo funciona muito bem, basta abrir a pasta no explorador (Finder ou Windows Explorer) selecionar os arquivos, clicar e arrastar pra dentro do campo delimitado. Em instantes a transferência é iniciada e basta aguardar o término da ação.

Você também poderá utilizar o iTunes para realizar as transferências, mas não é necessário, essa opção é ideal para quem não tem um router Wi-Fi muito rápido. Essa funcionalidade fica dentro do dispositivo, em Aplicativos e Compartilhar Arquivos.

Visualizando arquivos

A interface do Files App é muito simplificada, portanto, a visualização dos arquivos segue a mesma linha: simplicidade. As imagens demoram décimos de segundos para serem abertas, já as músicas serão apresentadas numa interface muito similar ao iTunes, também temos um visualizador de PDFs muito similar ao iBooks.

Excelente gerenciador para suas músicas

Devo dar um destaque ao visualizador de PDFs pois ele é bastante completo, permitindo que seja modificado o brilho da tela, compartilhar os arquivos, imprimir e também fazer buscas dentro dos arquivos. Tem também um pré-visualizador de páginas, muito bacana para navegar dentro do conteúdo do arquivo.

Visualizador de PDF muito completo para iPad

Uma pena realmente não tem a opção de destacar textos ou adicionar notas, quem sabe numa próxima atualização!

Além disso ele suporta todos os formatos que citei acima, apresentando soluções descomplicadas para quem busca trabalhar com vários formatos em um mesmo local.

Considerações Finais

Diferente de todos os gerenciadores de arquivos que já pude testar e recomendar aqui no blog, o Files App é o que mais se aproxima do ‘look and feel’ Apple, parecendo realmente ser uma aplicação nativa, disposta a ajudar os usuários com o armazenamento.

O fato de aceitar três tipos de armazenamento na nuvem também é um ponto muito favorável pois dessa forma teremos todos os nossos arquivos num só lugar, podendo acessar o que realmente importa sem complicação.

Recomendo para quem busca uma melhor forma de trabalhar com os arquivos no iOS, dentro das limitações impostas pela Apple é um excelente aplicativo.

Debate:

  • Como você administra seus arquivos no iOS?
  • Tem alguma sugestão para que trabalhar com arquivos seja mais fácil no iPad? Comente!

Leia também:

Comentários: