O Figure 1 chegou com a sua versão brasileira para facilitar a vida dos médicos e pacientes. O aplicativo direcionado à discussão de casos clínicos está disponível em português e permite que a comunidade médica brasileira possa compartilhar opções de tratamento e ajudar no diagnóstico de casos em sua língua nativa.

Agora, quando há dúvida sobre uma nova doença na região ou dificuldade para encontrar o diagnóstico correto o profissional da área médica pode questionar não somente os colegas de trabalho, mas especialistas de todo o mundo, e conseguir ajudar os seus pacientes a terem o melhor tratamento.

Segundo a empresa, os brasileiros já são o sexto maior mercado do Figure 1 e estão entre os mais ativos na plataforma. Esses médicos e enfermeiros já utilizam a plataforma para a troca de experiência com mais de um milhão de profissionais da saúde de todo o mundo conectados pela rede e se destacam pela alta atividade.

Os brasileiros ganharam destaque no app principalmente quando o vírus do Zika se transformou em uma epidemia global. Em um dos casos compartilhados, um médico de família respondeu à uma pergunta sobre como distinguir dengue e zika e ajudou outros profissionais a entenderem melhor as diferenças.

“O aplicativo me auxiliou no diagnóstico diferencial de um caso de dengue, onde as outras suspeitas eram zika e chikungunya”, conta o estudante de medicina da Universidade de Taubaté, Diego Tajes, que utiliza o Figure 1 na versão em inglês há quase dois anos.

figure1b

Os casos do zika compartilhados no Figure 1 eram a oportunidade de acompanhar o que estava acontecendo com a epidemia de zika em tempo real para os profissionais de todo o mundo.

“Sabemos que os profissionais da saúde brasileiros são alguns dos membros de maior destaque no Figure 1”, diz o Dr. Landy, co-fundador do Figure 1. “Estamos entusiasmados em poder oferecer a oportunidade de que possam interagir em seu idioma nativo para que toda a comunidade médica do Brasil possa compartilhar seus conhecimentos e experiências com o mundo.”

Quebrando barreiras

O Figure 1 faz parte de uma mudança que está acontecendo com a chegada de novos aplicativos e redes da área médica, conhecida como “mobile health”.

A ideia dessas tecnologias é derrubar barreiras para compartilhar as novidades e consensos na área da saúde.

O aplicativo desafia o método tradicional de estudo de casos clínicos oferecendo uma forma instantânea e colaborativa para discussão de casos clínicos reais.

Segurança do paciente

A segurança do paciente está garantida. Além do profissional de saúde pedir autorização ao paciente, o aplicativo tem ferramentas para ocultar informações de identificação do paciente.

O profissional que utiliza o Figure 1 ainda precisa concordar com um termo de consentimento com assinatura digital adaptado à legislação brasileira.

Figure 1 – Casos clínicos para área médica

Figure 1 – Casos clínicos para área médica (AppStore Link)
Desenvolvedor: Figure 1, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Medicina › Educação
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

O aplicativo está disponível para download gratuito no iPhone e iPad, como também na versão Figure 1 para Android.