Há quanto tempo você não joga um bom jogo de tabuleiro? Seja aqueles que fazem você querer voltar a ser criança, como o Jogo da Vida e o Banco Imobiliário, ou clássicos que nunca saem de moda como damas, xadrez e bingo, a boa notícia é que eles já têm uma versão para iPad.

O legal é que a maioria dos jogos permite que você jogue sozinho contra adversários controlados pelo computador, com os amigos ou mesmo com outras pessoas pela internet. E, o melhor: ao final da partida você não precisa organizar a bagunça nem guardar tudo na caixa.

Confira a seguir sete clássicos jogos de tabuleiro para você jogar no seu iPad. A maioria é gratuita ou custa pouco, e todos estão disponíveis para download na App Store.

ESTRELA DIGITAL – BANCO IMOBILIÁRIO
Desenvolvedor: Pontomobi Tecnlogia Informatica LTDA
Compatibilidade: [iPad] [iPhone]
Categoria: Jogos › Família
Preço: Grátis

Muitos jogos de tabuleiro no tablet não conseguem chegar perto da experiência de se jogar na vida real. Não é o caso desta versão do Banco Imobiliário. Com opção para multijogadores locais e online, você pode lançar os dados rapidamente, ver o movimento da sua peça sem ter que contar as casas e já comprar uma carta. É o melhor dos dois mundos! Como você já deve saber, o objetivo deste clássico da Estrela é construir e alugar (ou vender) terrenos, casas, hotéis e empresas, tentando acumular o maior patrimônio possível.

DAMAS DELUXE
Desenvolvedor: Netfilter LTDA
Compatibilidade: [iPad] [iPhone]
Categoria: Jogos › Jogos de tabuleiro
Preço: USD 0.99

Alguns jogos nunca saem de moda, e o de damas é um deles. Simples, mas muito divertido, a meta é capturar ou imobilizar as peças do adversário, sendo que o jogador que conseguir comer todas as peças do oponente ganha a partida. Este app da Netfilter é caprichado e cumpre bem o que promete, garantindo horas de passatempo para você jogar sozinho, contra o computador ou multiplayer via Bluetooth.

Bingo
Desenvolvedor: Betsson
Compatibilidade: [iPad] [iPhone]
Categoria: Jogos > Cassino
Preço: Grátis


Outro clássico dos clássicos é o bingo, um jogo de tabuleiro que remonta ao final da Idade Média, quando foi criado na Itália. O bacana deste aplicativo para iPad é que você pode jogar tanto contra outros jogadores quanto sozinho. E se você enjoar da versão tradicional do bingo de 90 bolas, existem a sua disposição diversas variações do jogo, entre elas o foguete, o trevo de 4 folhas, o caça ao tesouro e o casingo, entre outros. São horas de diversão garantida.

WAR
Desenvolvedor: Dynadel Digital Ltda.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Jogos › Estratégia
Preço: Grátis

Inventado pelo francês Albert Lamorisse em 1957, no War você comanda um exército de pecinhas que pode ter como objetivo dominar um continente inteiro, destruir algum inimigo ou simplesmente dominar o mundo. O aplicativo é bastante parecido com o jogo de tabuleiro original, mas com algumas animações e efeitos extras. Há três maneiras de jogar: contra até seis oponentes de computador, contra até seis amigos locais, ou contra um amigo via Wi-Fi ou Bluetooth. Se você é um fã de riscos, não há nenhuma razão para não baixar. O aplicativo é executado sem problemas, e você pode trabalhar em sua estratégia contra os jogadores de computador para arrasar da próxima vez que jogar com seus amigos.

XADREZ
Desenvolvedor: Mastersoft Ltd
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Jogos › Estratégia
Preço: Grátis

Um dos mais antigos (seu surgimento remonta ao século IV na Índia) e populares jogos de tabuleiro, sendo praticado por milhões de pessoas ao redor do mundo, o xadrez não podia ficar de fora desta lista. Com 100 níveis diferentes, tabuleiros 3D, e um visual caprichado, além de recursos como análise de pensamento, configuração de posição e treinador acoplado, este premiado app da Mastersoft chega próximo da perfeição. Seja você um iniciante ou um jogador avançado, ele certamente vai pôr à prova as suas habilidades de lógica e estratégia.

SCRABBLE™ GRÁTIS
Desenvolvedor: EA Swiss Sarl
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Jogos › Jogos de Tabuleiro
Preço: Grátis

Conhecido também no Brasil como palavras cruzadas, no Scrabble os jogadores procuram marcar pontos formando palavras usando as pedrinhas com letras. Com um dicionário acoplado, talvez a melhor parte de jogar Scrabble no iPad seja evitar argumentos entre os jogadores sobre se uma palavra escrita realmente existe ou não. Você pode jogar sozinho contra o computador, por Wi-Fi ou Bluetooth e ainda desafiar os amigos pelo Facebook. E por que não testar os seus conhecimentos em outra língua? Além da versão em português, também dá para jogar em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.

THE GAME OF LIFE FOR IPAD
Desenvolvedor: EA Swiss Sarl
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Jogos › Família
Preço: USD 4.99

Este é outro app que faz uma ótima transição para o iPad. As interações com o aplicativo imitam o tabuleiro e as poucas animações e recursos adicionados à versão virtual ajudam a melhorar a experiência de jogo, ao invés de distraírem. Criado na década de 60 nos EUA e trazido pela Estrela ao Brasil em 1986, no Jogo da Vida você enfrenta desafios como escolher uma profissão, comprar casa própria, ter filhos, gerenciar lucros e despesas, além de várias surpresas no meio do caminho. O objetivo do jogo, como na vida real, é garantir a sua segurança financeira no momento em que você for se aposentar. Em suma, um jogo fantástico e, apesar de pago, vale um download.

E aí, qual é o seu jogo de tabuleiro clássico favorito, e por quê? Você prefere jogar num tabuleiro convencional ou num app virtual? Compartilhe a sua opinião com a gente!

5 COMENTÁRIOS

  1. Com tantos jogos bons de tabuleiro no iPad, como Ticket to Ride, Agricola, Puerto Rico, Pandemic, Stone Age, SmallWorld, Splendor, Tigris & Euphrates e tantos outros, ai entro numa reportagem com Jogo da Vida, Damas, Banco Imobiliário e Bingo.

    Boa pesquisa…

Comments are closed.