Uma das grandes novidades da nova Apple TV é que a caixinha preta se converteu num video game para jogos casuais, evidentemente não poderia demorar para que os fanáticos de jogos antigos desenvolvam um aplicativo que permita o novo acessório rodar jogos clássicos.

A quarta geração da Apple TV virá equipada com um controle com sensores de movimento bem ao estilo “Nintendo Wii”, porém, além disso oferecerá suporte aos controles compatíveis com o padrão “MFi-based”, ideal para correr, pular, disparar, chutar e tudo mais.

Sendo assim, antes mesmo da entrega oficial das Apple TVs já tem desenvolvedor criando emuladores, segundo o site americano iDownloadBlog os emuladores já estão funcionando no Xcode (plataforma de desenvolvimento de aplicativos da Apple).

Perdeu a nova?

Apple TV vai rodar jogos antigos?

Pois bem, aqui entraremos em um ponto crítico em toda essa questão, pois evidentemente teremos um problema de direitos autorais e será muito difícil que a maçã libere estes aplicativos para poder rodar jogos antigos.

De todas formas, não custa sonhar, a Apple TV está despertando a atenção de muitos desenvolvedores fanáticos de jogos, que estão criando novas ofertas para rechear a nova loja de aplicativos com boas opções.

O desenvolvedor James Addyman acabou de mostrar ao mundo sua mais nova criação, o emulador de video games chamado de Provenance, capaz de rodar jogos de Sega Genesis, Sega CD, Game Gear, Master System, NES, SNES, Gameboy, Gameboy Color e Gameboy Advance.

Ainda, ele disponibilizou o projeto “open source” no GitHub, para que outros desenvolvedores possam colaborar com ele no desenvolvimento do emulador. Tudo isso foi testado e comprovado que funciona no emulador de aplicativos do Xcode.

O fato dele rodar no Xcode 7 mostra que o emulador é compatível com dispositivos iOS, podendo funcionar futuramente na Apple TV e no tvOS, mas nada está garantido desde o ponto de vista da aprovação para entrar na loja.

  • Você gostaria de ver emuladores de video games antigos rodando na nova caixinha preta?

Deixe seu comentário!

9 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite!
    Primeiramente, parabens seu blog.
    Com relação à apple tv, muito em razão dos comentários favoráveis ao produto e as novidades da quarta geração, convenci-me de comprar o aparelho em uma viagem aos EUA.
    Até então não via utilidade, uma vez que netflix, YouTube e outros podiam ser acessados pelo PS3 ou smart tv com os programas nativos. Contudo, fui seduzido por funcionalidades como Siri etc. Ocorre que as vantagens mencionadas em relação ao produto NÃO funcionam no Brasil. O Siri não funciona. Canais como HBO GO e outros também não. Aliás, não há quase nada além do bom e velho YouTube. O Netflix é o brasileiro mesmo, com suas limitações. O itunes movies está caríssimo (U$ 6,90) por filme. Ah, tudo bem, tem o tal espelhamento e as “possibilidades” do app store. Só que a quantidade de apps ainda é muito pequena. E meus ipad/iphone 6 já funcionavam como controle do YouTube da minha smart sony.
    Resumo: só compre se realmente for um super fã de produtos apple ( não pode viver sem as últimas novidades da maçã). O aparelho é muito limitado no Brasil. Talvez melhore no futuro, com a disponilizacao da Siri no Brasil e a criação de novos apps, criação de um catálogo único do netflix etc.

  2. Boa noite!
    Primeiramente, parabens seu blog.
    Com relação à apple tv, muito em razão dos comentários favoráveis ao produto e as novidades da quarta geração, convenci-me de comprar o aparelho em uma viagem aos EUA.
    Até então não via utilidade, uma vez que netflix, YouTube e outros podiam ser acessados pelo PS3 ou smart tv com os programas nativos. Contudo, fui seduzido por funcionalidades como Siri etc. Ocorre que as vantagens mencionadas em relação ao produto NÃO funcionam no Brasil. O Siri não funciona. Canais como HBO GO e outros também não. O Netflix é o brasileiro mesmo, com suas limitações. Ah, tudo bem, tem o tal espelhamento e as “possibilidades” do apple store

  3. Alguém me explique, porque nas lojas da Google e Microsoft tem emuladores e na da Apple não? Tudo bem que é a questão dos direitos autorais, mas se os outros tem…

    Aqui tenho esse Provenance (no iPhone 5c sem jailbreak). Ele roda bem, mas foi confuso para copiar as ROMs, ele só cria a pasta quando baixa a ROM, depois com a pasta lá dá para copiar pelo iTunes. Outro emulador dele é o GBA4iOS, roda GBA, GBC e GB, o ruim é que do nada para de funcionar por algo que a Apple revoga, não entendi bem, mas sempre tem que esperar uma nova atualização.

    • Leo, a Apple é dentre elas a empresa que mais se preocupa com preservar os direitos autorais.
      Google por exemplo, não controla nenhum aplicativo que entra na loja, sendo obrigação do “incomodado” reclamar os direitos autorais em questão.

      A Apple corta determinadas coisas pela raiz.
      Até já.

  4. Olá André!

    Mais uma vez dou-lhe os parabéns. Gosto muito do seu blog e as suas sugestões e análises têm-me ajudado a fazer escolhas quando preciso de comprar. Será que podia em breve fazer uma comparação entre os diferentes modelos de iPad que agora estão disponíveis? O meu iPad 2 está velhinho, mas não sei qual a melhor opção para o substituir.
    Obrigada e um abraço de Portugal!

  5. Realmente essa Apple TV com Apps vai ser incrível. Tudo bem, algumas TVs já possuem Android, mas a qualidade dos Apps da Apple e o poder do SDK serão capazes de dar aquela sacudida no mercado.

Comments are closed.