A Apple parece ter ouvido seus consumidores. Segundo a redação do The Verge, com o lançamento hoje do iOS 10.3 beta 1, a maçã incluiu um novo modo no aplicativo “Find My iPhone” (Buscar meu iPhone) que ajuda você a localizar seus AirPods. Desde o lançamento dos fones, o fato do dispositivo ser sem fio e pequeno vem preocupando os usuários quanto à possibilidade de perdê-los. Este novo recurso será bastante útil para que você encontre os AirPods que não são nada baratos no Brasil (R$ 1400,00).

Da mesma forma que acontece com iPhones e iPads, o aplicativo Buscar meu iPhone permitirá que você veja a última localização do AirPods em um mapa e também terá a opção para que você emita um sinal sonoro nos fones (se houver bateria, é claro), realmente te ajudando a localizá-los. Obviamente não será um barulho alto pois os alto-falantes de emissão do som serão os do próprio fone, mas em um ambiante silencioso como dentro de casa, por exemplo, o sinal será mais uma forma de ajudar na busca.

Como posso encontrar a localização dos AirPods?

Resultado de imagem para airpods find my iphone

Embora a Apple não partilhe quaisquer detalhes sobre esta nova funcionalidade, podemos assumir algumas ideias sobre como deve ser o procedimento.

Como os AirPods estão conectados ao seu dispositivo via Bluetooth, é muito provável que, na perda, eles se desconectem do iPhone, registrando assim o local (via GPS) onde ocorreu a desconexão. Provavelmente, por questões de estrutura, essa funcionalidade irá registrar a localização da case que acompanha os fones, e não dos fones (esquerdo e direito).

A ideia é bastante semelhante ao “Como encontrar seu carro estacionado usando o Mapas no iPhone“, da própria Apple, que registra automaticamente a localização do seu carro (se ele estiver conectado via Bluetooth ao seu iPhone) quando você desligá-lo.

A localização dos fones oferecida pelo app é ampla, não informará exatamente onde estão os AirPods, mas pode lembrar o local onde os dispositivos foram esquecidos como no trabalho, casa de algum amigo, restaurante, etc.

Por ainda estar em versão beta, o recurso é bastante básico neste momento, mas com certeza vai ser útil se você perder um AirPods, não é mesmo? Por hoje é só, abraço e até a próxima!